26 de outubro: Dia do Trabalhador da Construção Civil

O Dia do Trabalhador da Construção Civil é comemorado em outubro em homenagem à São Judas Tadeu, o padroeiro religioso da profissão.
Respondendo por pouco mais de 5% do PIB nacional, a construção civil é altamente relevante para o desenvolvimento do país. Embora seja um setor bastante sensível às oscilações e instabilidades da economia, gerou em agosto mais de 10 mil novos empregos formais. Ao todo, o país conta com uma verdadeira legião de trabalhadores que se dedicam à construção civil, que merecem nosso respeito e nossas homenagens.
Nos últimos anos, os desafios vêm sendo intensos. Não estão claras ainda as possibilidades de retomada no setor em 2018. Calcula-se que no segundo semestre haja uma estagnação, mas não seria surpresa se o PIB da construção recuasse pelo quinto ano consecutivo. Os cálculos do IBGE mostraram que a construção civil caiu 2,1% em 2014, recuou 9% em 2015, perdeu 5,6% em 2016 e cedeu 5% em 2017.
A Sondagem da Construção da Fundação Getúlio Vargas e do Instituto Brasileiro de Economia (FGV/Ibre) mostrou que a confiança das empresas do setor caiu 1,6 ponto entre julho e agosto, em contraste com a alta de 1,7 ponto registrada entre junho e julho. O indicador de expectativas retrocedeu para os níveis de agosto de 2017. Segundo estas entidades, as empresas estão mais preocupadas com os negócios de curto prazo, pois falta demanda e as tendências para o próximo ano ainda são incertas.
SOSINIL - 26OUT
Para além das expectativas e projeções, o dia a dia de quem atua na construção civil é sempre de muito trabalho. Há mais de 45 anos no mercado de locação e serviços, a Sosinil tem profissionais preparados e os melhores equipamentos para auxiliar as empresas em seus canteiros de obras. Veja nossos produtos e conheça nossos serviços. Se preferir, entre em contato.