Dia Mundial do Petróleo

O Dia Mundial do Petróleo é comemorado em 29 de setembro. Por aqui, existe também o Dia do Petróleo Brasileiro, celebrado em 3 de outubro, em homenagem à criação da Petrobrás, em 1953.
O primeiro poço deste óleo natural formado dentro de rochas sedimentares foi encontrado há mais de 150 anos, por Edwin Drake, na Pensilvânia (EUA). Os Estados Unidos são os maiores produtores mundiais, mas o Brasil também se destaca no ranking.

Na lista mais recente organizada pela Agência Internacional de Energia (EIA, na sigla em inglês), que mostra os dados de 2017, o Brasil subiu de 10º para 9º maior produtor do mundo, com uma produção média de 3,2 milhões de barris de petróleo (óleo e gás) por dia, representando 3% da produção total mundial. Com relação ao ranking anterior, o Brasil ultrapassou o Kwait.
Apesar de ser um recurso finito, o petróleo ainda é fundamental na produção de combustíveis, e também como matéria-prima de outros derivados, como o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo, que é utilizado como gás de cozinha) e outros tipos de mercadorias, com destaque para o plástico e alguns tipos de solventes.
Desde os anos 70, quando começou suas atividades, a Sosinil sempre se manteve bastante atuante no segmento do petróleo e gás, com ampla experiência inclusive em serviços realizados em plataformas e embarcações. Veja algumas imagens de nosso arquivo:
28.09.18-Dia Internacional do Petróleo (2)

28.09.18-Dia Internacional do Petróleo (1)

O segmento de óleo, petróleo e gás continua sendo um foco de atuação importante da Sosinil, tanto que, além da nossa sede, em Campinas/SP, mantemos nossa filial no estado do Rio de Janeiro, em Duque de Caxias. Confira todos os nossos serviços.